Imagem capa - As tradições que envolvem a fotografia de debutante por Júnior Vitarelli Fotógrafo
Dicas para noivas

As tradições que envolvem a fotografia de debutante

Você está prestes a fazer 15 anos e já está organizando a sua festa de debutante? Ou você é mãe ou pai e está fazendo pesquisas na web para entender um pouco mais sobre essa tradição, e surpreender a filhona? 


Então você está no blog certo! 


Hoje contarei para vocês quais são as principais tradições que envolvem a festa de debutante e, como consequência, a fotografia desse evento tão importante. Vamos lá? 


1 - Apresentação à sociedade 

A origem do baile de debutante é muito antiga, e veio da Europa. O seu principal objetivo era apresentar a jovem, que estava prestes a se tornar mulher, para a sociedade. Os pais aproveitavam a ocasião para conhecerem seus futuros pretendentes. Na época, os pais que escolhiam os pares dos filhos! 

É lógico que hoje o objetivo não é o mesmo, até porque todas essas tradições mudaram. Porém, não se deve desconsiderar que a intenção sempre será apresentar a jovem nessa nova fase. 

As fotos que representam muito bem essa simbolização são as fotos da chegada da aniversariante. 


2 - A troca do vestido 

A troca do vestido é uma tradição que simboliza a transição da moça de jovem para mulher. Nesse processo, a jovem chega com um vestido longo ou curto, com uma cor neutra e sem muito brilho. A troca do vestido acontece antes da primeira dança, que geralmente é com o seu pai, e o segundo vestido é tradicionalmente rodado e de cor vibrante. 

Uma foto comparando o antes com o depois é indispensável no seu álbum de debutante


3 - A primeira dança 

A jovem deve escolher um rapaz que represente sua nova fase, que também chamamos de príncipe. A primeira dança começa com o seu pai, que passa a mão da filha para o príncipe logo após. Todos os momentos dessa dança devem ser registrados. É talvez o momento mais importante do baile. 


4 - A troca da boneca

Além do príncipe para simbolizar a nova fase, a jovem também deve escolher uma menina, criança, de até 7 anos de idade, para fazer a troca da boneca. Nessa tradição, a aniversariante passa para a menina uma boneca que era sua, e que representa sua infância. O símbolo é de que ela está deixando sua infância para trás.